© 2023 por Desencanados. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • b-googleplus

Porque limpar seu ar condicionado split em Goiânia

Já está em vigor a Lei que obriga todos os edifícios, públicos e privados, a fazerem a manutenção e limpeza de seus sistemas de refrigeração. Fizemos até um artigo falando apenas sobre isso que você pode conferir aqui.

Mas por que fazer a limpeza do seu ar condicionado? Quais são os benefícios que isso pode lhe proporcionar? Confira abaixo alguns pontos importantes desse processo:

Redução de problemas de saúde

Fungos, bactérias, fumaça de cigarro e de veículos acumulados nos condicionadores de ar causam vários problemas de saúde. Doenças pulmonares crônicas, infecções respiratórias, câncer de pulmão, congestão nasal e ressecamento ocular estão entre os riscos de se conviver continuamente em interiores com ar climatizado de má qualidade.

Cabe ressaltar que crianças e pessoas com problemas respiratórios, pulmonares, alérgicos e cardiovasculares estão sob risco ainda maior de desenvolver esses problemas de saúde.

Redução do consumo energético do seu ar condicionado

A falta de manutenção dos condicionadores de ar sobrecarrega o seu sistema e aumenta o consumo enérgico. Dessa maneira, a manutenção periódica restabelece o funcionamento normal reduzindo consideravelmente a sua conta de energia elétrica.

Aumento da vida útil do seu ar condicionado

Os condicionadores de ar que passam longos períodos sem limpeza e manutenção podem ter as peças e funcionamento danificados, o que diminui o tempo de vida útil do equipamento. Assim, com uma manutenção frequente, essas peças terão uma maior duração permitindo que o aparelho trabalhe por muito mais anos.

Adequação da qualidade do ar à legislação brasileira

No Brasil, a Resolução 09, de 16 de janeiro de 2003, regulamenta a qualidade do ar climatizado e determina os padrões referenciais físicos, químicos e biológicos do ar de interiores climatizados por sistemas acima de 60.000 BTU/h.

Manter as características do ar climatizado em conformidade com as especificações dessa portaria previne multas pela vigilância sanitária, além de aumentar a qualidade de vida dos ocupantes.